jump to navigation

O Leitor e Kate Winslet abril 27, 2009

Posted by jujuinsana in Uncategorized.
trackback

The Reader conta a história de Michael Berg, um adolescente nos anos 60, se apaixona por Hanna Schmitz, uma mulher bem madura, bonita, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros são como um ritual: primeiro tomam banho juntos, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem sexo. Toda essa felicidade estranha tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Ele só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazistas. Aí então começa uma reflexão dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, o julgamento de uma nação anterior (que é responsável por vários crimes).

O Leitor

O Leitor

Eu vi o filme antes de ler o livro. E fiquei muito, muito comovida com a história. Hanna Schmidt é levada a fazer escolhas (pelas quais ela vai ser julgada pra sempre) por ignorância, por medo de mostrar o que ela considerava sua maior fraqueza. Daí, ganhei (depois de pedir para o namorado) o livro e… foi a primeira vez que preferi um filme a um livro.
Pra mim, o livro passou uma frieza gigantesca. Você não se sente na história, mas sim passando por ela, vendo tudo acontecer de fora, de um jeito imparcial. Eu mal consegui sentir as emoções que o autor tentou transmitir no livro. Não sei se é pelo fato de ser escrito por um alemão (e eu nem sei se isso é um preconceito meu, considerar alemães pessoas frias), ou pelo fato do autor ser formado em Direito e envolver muito a ciência no livro, só sei que o livro, em si, não me tocou.
E então, mais uma vez, aplaudo de pé minha deusa Kate Winslet, por conseguir trazer uma emoção e peso gigantescos pro cinema, fazendo eu me apaixonar pelo filme e passar dias pensando sobre as decisões do Michael Berg e sobre a trajetória da vida da Hanna. Kate Winslet é diva, é deusa, e pode pegar qualquer roteiro e transformar em um filme perfeito!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

